26 de maio de 2011

Caminhada


Hoje amanheci presa ao mundo que existe dentro de mim. Ninguém podia me tocar, me dobrar, sequer me incomodar. Estava no meu estado anestésico - fui trabalhar pensativa e passei o resto do dia assim. Talvez porque fico muito sensível 'naqueles períodos' do mês. Fones de ouvido, e a cabeça rodando.. tentando fundir os dias, os acontecimentos, as pessoas e eu dentro de mim mesma, ainda caibo dentro de mim mesma?

Será que ainda sou a mesma medida do que fui? preciso ir... caminhar, crescer. Pois, sei que jamais evitarei os lugares comuns, dos narizes de cera, dos dias de discórdia, de desgosto. Escaparei, talvez, com meu jeitinho desajeitado e vou em frente - com um sorriso burro e paranóico para não perceber a velocidade terrível da queda - como diz Lobão. Porque debaixo dessa ponte ainda irá rolar muita água...


Hoje recebo um aviso dos céus, ou melhor, de um grande amigo - que ao final das contas é a mesma coisa. Com uma carta que eu escrevi a ele há um tempão num momento muito difícil. E o que eu percebo? que a gente se transfigura e que amadurecer é difícil.

Somos obrigados a encarar tudo, ou parte do que mais tememos. E aprendemos que temos que suportar baseado em nossa própria força, sobre nossos próprios pés - e se há alguém a estender a mão. Agarre. Mas,  quem tem que encontrar o chão somos nós mesmos.

Vasculhar os sentimentos e compreender que alguns devem ser descartados. Já não têm mais serventia.Apenas de auto-mutilação.E se depois do naufrágio o veleiro mantiver-se firme... tudo que passou fica microscópico.


Aquilo tudo parece que trespassou a alma de forma indolor. Que louco, a vida é louca. E por um momento eu fui bobo da corte, mas a sucessividade dos atos nos dão papéis inúmeros até que por fim encontramos um que nos cabe muito bem. Embaixo a carta. Com minhas palavras mais que sinceras:



Não devemos jamais nos arrepender do que sentimos ou do que fizemos. Pois, o que sentimos é o que realmente somos e o que fizemos são as atitudes que achamos certas a serem tomardas.


Só devemos fazer o que sentimos, pois nós sentimos a vida e a tudo de acordo com as atitudes que tomamos. Nunca pense que as coisas poderiam ser diferentes, porque elas não seriam e não podemos voltar no tempo para mudá-las.


Temos que aceitá-las e tentar modificar algo a partir de hoje. Jamais espere que as pessoas arrependam-se de tê-lo magoado, porque elas não se arrependem, por mais que você tenha sofrido. Para elas voce nunca será a vítima.


Por isso, mostre-se forte diante delas, deixe suas tristezas para o travesseiro no escuro do quarto, não dê a elas a chance de perceber que voce as percebe e até sofre ...


Nunca abra mão dos seus sonhos, por conta de alguém. Pois as pessoas passam, mas as frustações ficam eternamente.


O momento é sempre o agora, jamais o amanhã, porque talvez a vida não esteja tão viva dentro de você como agora.

(Ananda Sampaio 10/04/2003)

2 comentários:

Luciana Lís disse...

"Será que ainda sou a mesma medida do que fui? preciso ir... caminhar, crescer. Pois, sei que jamais evitarei os lugares comuns, dos narizes de cera, dos dias de discórdia, de desgosto. Escaparei, talvez, com meu jeitinho desajeitado e vou em frente - com um sorriso burro e paranóico para não perceber a velocidade terrível da queda - como diz Lobão. Porque debaixo dessa ponte ainda irá rolar muita água..." - me fez pensar, acho q somos paráfrases e paródias de nós mesmos.
pés pelas mãos, às vezes a luz no fim de túnel e conseguimos nos salvar do que parecia perdido.
chorar nossas dores e sorrir de nós mesmos, fazer passeios estilísticos (rs) e sorrir um pouco do que nunca conseguiremos mudar. Creio que conceber a certeza de que há muito sem remédio, sob este céu, é amadurecer um pouco mais.

Beijo

Folheto Nanquim disse...

Olá... Estou até com um pouco de vergonha... Você sempre seguindo minhas obras e eu nem passo por aqui direito!
Provas e TCC me consomem, artista!

Acredito que evoluimos de acordo com nossa caminha, a busca da excelencia de nós mesmos. Muda o ciclo de nossa extistencia... pois os acordes da vida de cada um são entoados de forma totalmente arbitrária do que gostariamos que fosse.

Parabens!
Bjs