20 de junho de 2011

Um ano sem Saramago

"O que distingue um grande poeta é o fato dele nos dizer algo que ninguém ainda disse, mas que não é novo para nós."


Como definir o amor que se sente por um escritor – que sem querer querendo despedaça e dá forma a nossa alma? É um amor sem sentido, um amor inventado, um amor sentido. E eu amei Saramago sem nunca tê-lo visto, tocado ou conversado. Amo Saramago como quem ama uma ideia, um sonho... Coisas etéreas.

Lê-lo é para mim uma eterna e contínua descoberta de mim mesma. A morte de Saramago foi pra mim tal qual a morte de um ser mágico – um ser que não morre. Estava trabalhando quando abri um portal e dei de cara com a notícia: Morre Saramago, um gigante das letras. Para mim gigante da alma, da minha alma.
Pode ser piegas, mas chorei. Junto a ele morreu um pouco de mim, e o pouco de poesia que cato pelo mundo, num esforço inominável. Abençoados são os que percorrem as palavras deste tão cético mago. 

Felizes são os que sentem a infelicidade de ler o mundo pela ótica deste mestre. De origem humilde, que começou a escrever em idade avançada.

Das frases de Saramago resgatei muito de mim porque literatura nada mais é que identidade. Nada mais é que compartilhar um vasto mundo de idéias, conceitos e sentimentos através do papel.
Não há nada no mundo das coisas materiais mais importante que o livro – nada nos torna melhores do que a leitura, do que viver várias vidas de uma vez só.Nada como a descoberta de sentimentos que hibernam dentro de nós e que se definem e desabrocham quando há o encontro sobrenatural entre o escritor que escrever e o leitor que sente.

Amo e amarei Saramago. No dia da morte, liguei para o meu pai e disse: Pai, o Saramago morreu. A voz embargada, o silêncio do meu pai do outro lado da linha. E o mundo ficou mais cego, mais burro e mais surdo. E dentro de mim uma tristeza que nem todos os nomes definiriam se alastrou.

Ananda Sampaio***

2 comentários:

Luciana Lís disse...

Saramago, fascinante e dolorosa descoberta.
Eu tenho pouco a dizer diante dessas palavras tão sinceras e saudosas...

Ele permanecerá entre nós!

Linda homenagem!
=***

Lilian disse...

Tbm adoro ele.
Bj