27 de outubro de 2011

Janeiros e Dezembros


sun_smile_by_maruchanhoan-d48l1

E onde se escondem as verdades? Sob os lençóis, embaixo do travesseiro ou no sorriso falso da fotografia? Aprendemos desde sempre a maquiar nossas descobertas, a encobrir nossos sentimentos e angústia tão bem, que depois mal sabemos como é dizer a verdade sobre nós mesmos.
E onde foi que eu me perdi? Desci na estação errada, não era tempo ainda. Parece que nunca se está realmente preparado para as guinadas que a vida dá. Por mais que exista a pressa, hora ou outra a própria vida obriga que pare e é impossível não refletir...

A passos cotidianos a vida vai se entornando pelo chão, como se fosse uma essência, perfume que deixa o corpo e quando se percebe já não há mais ali nenhum sinal. Embora ainda seja possível lembrar bem de como era o cheiro, ele se dissipa e o que fica é a impressão de que aquele cheiro nunca esteve realmente impregnado na pele, mas apenas na imaginação.

A vida vivida parece cada vez mais um sonho remoto, vista por uma lente cada vez mais embaçada. É como se a existência fosse um caminhar pelo túnel escuro, onde só há luz no lugar em que se pisa o resto atrás e a frente é só escuridão. Resta apenas uma leve impressão de que algum dia se passou por ali. Difícil é saber se a extinção dos detalhes que habitam a nossa memória é crueldade ou alívio.

É mais impossível ainda pesar o resultado final, saber se existiria algum pedaço que merecesse ser modificado, arrancado, extinto... Parece-me que tudo se encaixa, toma a forma e já era. Não há tempo para retornos, revisões ou reparações. Está lá a fenda marcada, a hora passada e os momentos não vividos não têm mais chance, serão eternamente sonhos a mil léguas submarinas.

E a vida está no retrato que envelhece, na tecnologia que fica obsoleta. Ficou grudada ali naqueles gestos, naqueles sons, naquelas impressões, naqueles dias de sol e chuva. Na primavera dos anos dourados que não voltam mais. Nos janeiros e dezembros que embora tenham sempre os mesmos nomes jamais serão iguais aos de antigamente.

Ananda Sampaio***

Nenhum comentário: