22 de maio de 2014

Quase nada sobre minha mãe


A minha mãe nunca foi uma mãe comum. Das inúmeras características dela, talvez apenas umas duas poderiam ser usadas para aquele tipo de comercial clichê: saber cozinha muito bem e a mania de limpeza e organização. Minha mãe sempre pilotou moto, aprendeu a dirigir carro aos 13 anos, sentada sobre travesseiros para conseguir ver o horizonte. Minha mãe, já dirigiu trator, já descoloriu totalmente o cabelo e cortou bem baixinho, igual à Madonna dos anos 80.  Minha mãe escreve poesia, sabe contar piada e entende de mecânica.

Minha mãe tem os cabelos cacheados diferente dos meus, que são lisos. Mas sempre dizem que nossos olhos e sorriso são iguais. Minha mãe é solidária, tem um coração grande e adora ajudar os outros. Minha mãe ensinou minha irmã e eu a nadarmos cedo, por isso nunca tivemos medo de água. Quando nasci não gostava de comer e minha mãe chorava com prato na mão, fez uma prece a Deus que o próximo filho (a) fosse comilão e teve sua benção alcançada. Rs!

Minha mãe é forte. Sempre conhece um bom remédio pra um mal qualquer. Minha mãe me ensinou sobre o que ser mulher, sobre todos os conflitos e dificuldades que passamos. Com ela eu aprendi muito, inclusive a vê-la não como uma heroína ou alguém incansável, mas como ser humano. Cheio de erros e acertos. Ela me teve aos 19 anos, uma adolescente que acreditava que já podia ser adulta. Quando me coloco no lugar dela, eu hoje quase uma balzaquiana, percebo que a vida se antecipou pra ela, demais.


Minha mãe não é normal, minha mão não é comum. Não posso utilizar para descrevê-la ou homenageá-la as frases feitas ou ditados repassados. Minha mãe tem um quê de quem não pode ser descrita. Minha mãe é alguém muito além, além de mim e além de si mesma. Ela é uma leoa, um passarinho ou ainda um dia de sol.

Ananda Sampaio
***

Nenhum comentário: